~

Imagem

Imagem

Pesquisar este blog

box

quinta-feira, 5 de junho de 2014

EA Sports UFC mostra seu valor logo na primeira demo

Recentemente, a EA Sports liberou a primeira versão de demonstração de EA Sports UFC. A demo, que chegou ao Xbox One e PlayStation 4, dá um gostinho todo especial do que a empresa está preparando para a versão final do game.
Testamos a edição do Xbox One para saber quais foram as maiores mudanças do título da Electronic Arts em relação ao último game do UFC, UFC Undisputed 3, da THQ e para ter certeza se o jogo será uma entrada triunfante das lutas na nova geração.

Gráficos realmente impressionantes

Uma das primeiras coisas que podem ser ditas da versão de demonstração de EA Sports UFC é que o jogo está bonito. Realmente bonito.
O game apresenta alguns detalhes que, à primeira vista, podem não chamar tanto atenção, mas se analisarmos melhor, eles mostram o quanto a equipe da EA Sports, a mesma que produziu a série de boxe Fight Night.



Quando um golpe é aplicado e consegue entrar na defesa do oponente, é possível notar as ondas de impacto do chute ou soco desferido entrando em contato com o corpo. A maneira como os lutadores se movimentam também está impressionante, ainda que não esteja perfeita. Isso acontece principalmente quando você tenta engatar golpes de maneira sem técnica alguma.
Por causa disso, a maneira como os lutadores golpeiam (e são golpeados) não parece muito realista, mesmo com alguns detalhes, como músculos enrijecidos ao sofrer um nocaute, sendo exibidos.
Inclusive, após o lançamento da demo, alguns jogadores acreditaram que a animação do lutador caindo duro no chão após ser nocauteado era um bug do game, já que ele geralmente cai com os braços duros, quase como se fosse um boneco.
Uma breve pesquisa por vídeos de lutas de MMA e boxe mostra que esse tipo de reação é bem comum, mostrando que a equipe da EA Sports realmente está buscando apresentar um maior realismo ao game, conseguindo ter sucesso em pelo menos um aspecto dele.




Uma física que funciona (quando quer)

Um dos pontos negativos da demo de EA Sports UFC é a maneira como os golpes causam dano ao oponente. Sim, você ainda vê uma barra com a sua stamina e um desenho do seu corpo, que vai sendo danificado conforme você recebe chutes e socos, mas mesmo desferindo poderosos golpes contra seu oponente, parece que ele está acertando um travesseiro.
Em momento algum você nota que um golpe é mais forte que o outro pelo fato de eles, visualmente, parecem os mesmos. A animação muda, mas o resultado e a forma como o oponente reage é igual para qualquer chute ou soco que você der.
Você consegue apenas ver alguma diferença quando o corpo do oponente está mais machucado, mas, até então, parece apenas uma “briguinha de mentira”, ao contrário de UFC Undisputed 3, em que um soco mais forte ou um chute bem colocado traziam todo um peso para a luta.

Controles mais complexos aumentam as possibilidades na luta

Logo que você inicia a demo de EA Sports UFC, um tutorial que mostra todos os comandos do game é apresentado. Logo ali, é possível notar que a EA realmente se empenhou para fazer com que os controles do jogo consigam proporcionar um alto nível de realismo ao título.
Em vez de apenas os botões de socos e chutes, os gatilhos podem ser utilizados em combinações para desferir diferentes tipos de golpes, além de poder se defender e tentar levar o combate para o solo.
Apesar de inicialmente parecem difíceis de decorar, os controles de EA Sports UFC conseguem se tornar bem intuitivos após alguns minutos de jogo. O mesmo pode ser dito para o novo sistema de luta no chão.
Em vez de fazer você ficar rodando os analógicos para fugir de uma submissão ou sequer tentar sair de uma posição complicada, tudo pode ser feito com muita calma, assim como a maneira com que você pode se levantar.
O sistema de submissões também foi retrabalhado no game e pode ser considerado o melhor até o momento em games de MMA. Quando você é pego em uma submissão, é necessário mover o analógico da direita em alguma direção.
O oponente deverá mover o mesmo analógico na direção, aumentando uma porcentagem. Conseguindo ficar fora do espaço do inimigo, a porcentagem cai, possibilitando a sua fuga. Caso contrário, o número cresce e você é obrigado a bater pra sair.
Quando a situação é invertida e é você o aplicador da submissão, além de ter que mover o analógico da direita para ficar na mesma direção do seu oponente, ainda pode utilizar a outra alavanca para aumentar o espaço do minigame. Isso faz com que seja mais difícil para que o lutador consiga fugir da chave aplicada.
Apesar de parecer um pouco complicado lendo, o sistema é bem fácil de compreender na prática, sendo possível dominá-lo com tranquilidade após um pouco de treino.

No caminho certo

Mesmo em sua versão de demonstração, com alguns ajustes ainda podendo ser aplicados ao game, é possível dizer que a Electronic Arts está no caminho certo para fazer de EA Sports UFC um sucesso.
Ainda é cedo para saber se o game será o título definitivo do esporte nos video games, mas já possível dizer que a empresa está no caminho certo para fazer isso se tornar uma realidade.
Resta saber se a versão final do jogo, com diferentes lutadores e modos, trará a qualidade que está prometendo. Saberemos disso em breve, já que EA Sports UFC chegará às lojas no dia 17 de junho, para Xbox One e PlayStation 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário